< Bloody Mary: medo aprendido... bases biológicas...

Bloody Mary

Sangrento, neurótico, disperso, confuso, alcoolico, simples e muito mais...

Monday, January 15, 2007

medo aprendido... bases biológicas...

Fui assistir a mais uma conferência do ciclo nobel. Eric Kandel MD, um velhote simpático uma lecture dinámica e activa sobre um tema interessante e extremamente actual. NeurociÊncias,um dos campos, menos compreendidos.
Gostei do início...
Imagem de Matisse... dizendo que a vida é um círculo (já n me lembro do fundamento que ele deu a esta imagem, mas dei comigo a transpor-me para esta imagem e a avaliar o círculo da vida... ultimamente quase todas as frases me fasem pensar...
ainda mais...

Voltando à lecture, cujo temacentral se engloba na àrea de neurociências. Este sr dedicou-se ao estudo do cérebro e de mecanismos neurológicos por detrás de uma série de eventos conhecidos, memória, aprendizagem (aprendizagem do medo e da felicidade), ansiedade, esquizofrenia... Desenvolveu uns tmas mais que outros, deixou algumas portas abertas para outros, mas acima de tudo cnseguiu captar a atenção de uma vasta assembleia para temas q (pelo menos no meu caso n são da minha àrea de especialização...) ADOREI!!!!
A parte dos ensaios relativos a estados de ansiedade e de aprendizagem do medo... deixa que pensar...

Voltámos à mesma palavra, referida À un stempos num dos posts da maga MEDO, este tem fundamento biológico que existe já em minhocas, moscas, ratos... e foi conservado ao longo da evolução (normalmente como mecanismo de protecção face a perigos) porque nós humanos os transpusémos para outro nível?
Será que é por falta quase de perigos reais?

PS: A lecture de dia 18 foi adiada... n se sabe para q data...

1 Comments:

Blogger Bloody Mary said...

o medo existe... seja ilusão ou não, e consigamos nós ou não ultrapassá-lo... todos nós já o sentimos de alguma maneira... anters servia para nos alertar de perigos... agora...
era isso que eu queria dizer... ;)

1:13 AM  

Post a Comment

<< Home