< Bloody Mary: Orientações!

Bloody Mary

Sangrento, neurótico, disperso, confuso, alcoolico, simples e muito mais...

Monday, November 27, 2006

Orientações!

Formar e orientar pessoas é difícil e nem todos são capazes! Cada vez mais chego a essa conclusão.

Na minha área é como sempre tudo dúbio. Lembro-me como se fosse ontem do meu primeiro congresso em Cold Spring Harbour, quando um dos supra sumos ao final de uma plenária mostrou um mapa dos seus estudantes os que passaram, os que já tinham grupos seus e os que ainda estavam a trabalhar com ele. E deu um conselho aos chefes de Laboratório, escolham bem os vossos alunos porque são eles que fazem o que vocÊs são no final. E é assim que devia ser, uma troca constante de ideias e de conhecimento...

Nesta fase da minha vida, tenho umaperspectiva muito própria disso mesmo. Do que é formar e do que é ser formada.
Devo tudo o que aprendi ao meu orientador, fui uma feliz contemplada em muitas coisas, mas agora após 6 anos, quando olho para trás tenho uma visão mais crítica por tudo o que passou! Por todos os momentos de desamparo e de dispersão, por falta de organização acima das ideias, que tÊm de existir, mas n podem ser a única coisa.

Orientar não é fácil e é muito mais do que mandar fazer... é muito mais do que conceber um projecto brilhante. é dar as ferramentas básicas ao formando e ir discutindo os passos seguintes, é nunca perder o fim, mas não ignorar o caminho... porque em ciência por mais que esperamos uma observação não podemos ignorar os resultados, e temos de os respeitar e avaliar, com sentido crítico!
Estou desorientada ( e não é só cá da cabeça) é de orientadores. Não tive apoio (não daquele de vai correr bem... porque para isso não precisava de orientadores, tinha a minha família e amigos e colegas para o dizerem...) mas sim de direccionamento de trabalho, de ideias, de estudo.
Enfim... percori um caminho a solo (quase, não querendo tirar o mérito a quem é devido) e na prova dos nove a solo... n quero q pensem que fui aparada em todas as quedas... porque não fui!
Orientar não é fácil... e por mais que seja o percurso e o caminho normal de quem está nestes meios... deviam ter noção das suas capacidades... e pensar antes de assumir determinadas responsabilidades, porque se tratam de pessoas, porque se tratam de Vidas!!!!
Enfim...

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Questão delicada e importante para vocês, jovens. Que futuro queremos para este país, se os mais experientes "abandonam" os nossos jovens? Precisamos de pessoas capazes, que preparem a caminhada deste país. O futuro é dos jovens.

Seremos et's em Urântia?

Abraço.

10:32 AM  

Post a Comment

<< Home